A diferença dos aços está nas seguintes características:
Resistência, nível de corte, durabilidade do corte, peso e aparência da lâmina.
Cada aço deixa um nível diferente dessas qualidades na lâmina.
Do nosso modelo mais simples para o melhor (em ordem):
1060, 1075, dobrado, 1095, 9260, T10 e damasco.
A performance de cada modelo muda de acordo com o aço, pois alguns aços conseguem ter mais fio, resistência e mais peso para corte. A diferença dos aços é visível na espada, você consegue identificar pelas características da aparência da lâmina. Nossa melhor lâmina é a de aço damasco. Ela é feita a partir da combinação de dois aços de alto carbono, sendo eles dobrados juntos para aumentar a performance da espada. Essa é a forma como as lâminas no Japão feudal eram feitas, e você pode ver as dobras do aço na lâmina.
A sigla significa "American Iron and Steel Institute". Em resumo, essa é uma instituição americana que cria as numerações dos aços. Usamos esse "AISI" antes do número do aço para indicar que a numeração desse aço é conforme a numeração usada pela instituição AISI. Algumas vezes colocamos somente o número do aço, sem o "AISI", mas é apenas para simplificar o título ou resposta que estamos dando, pois todas as numerações que utilizamos é segundo o AISI.
O número de cada aço indica a quantidade de carbono e outros elementos presentes no metal. Os dois últimos dígitos são especificamente a quantidade de carbono. Quanto mais carbono, mais duro fica o aço. Apesar do aço mais duro dar mais qualidade de corte e duração do fio, o aço precisa de algum nível de flexibilidade para absorver os impactos. Por esse motivo, nossas lâminas de aço damasco são as melhores, pois elas possuem o equilíbrio adequado entre dureza e flexibilidade.
O termo "aço damasco" é muitas vezes utilizado de forma genérica no mercado, para se referir à uma lâmina de aço dobrado. Nós utilizamos o termo "aço damasco" para se referir à uma lâmina que possui 2 ou mais aços diferentes na composição dela. O nosso aço damasco é feito ao estilo japonês "sanmai", que utiliza um aço de maior flexibilidade no núcleo da lâmina (o aço AISI1060), e um de maior dureza na parte externa (o aço AISI1095). Essa combinação permite que a lâmina tenha uma diferença de concentração de carbono no fio e no dorso, dando assim o equilíbrio ideal entre flexibilidade para absorver os impactos e dureza para a qualidade do fio. Diferente do aço damasco, as nossas lâminas de aço dobrado são feitas com um único tipo de aço (aço AISI1075), que é dobrado em si mesmo 10 ou mais vezes, formando mais de mil camadas de aço na lâmina. A lâmina de aço damasco é, portanto, melhor que a de aço dobrado. Apesar disso, as duas são forjadas, e as linhas das dobras dos aços são visíveis à olho nu em cada lâmina, formando uma verdadeira obra de arte. Detalhe: o padrão de linhas nessas duas lâminas é como as linhas da digital do dedo, não existem duas iguais no mundo!